domingo, 6 de junho de 2021

Mesopotâmia - por Pedro Henrique, Maria Luiza, Fabio e João Guilherme (6º A)

O que significa?

Conhecida como berço das primeiras civilizações e também pelas diversidades sociais, a Mesopotâmia ficava entre os rios Tigre e Eufrates. O nome tem origem grega e significa "região entre rios", trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos.

Rios da Mesopotâmia

Os povos

Esses eram povos guerreiros e politeístas que expandiam seus domínios por toda a região. Eles disputavam as melhores terras para cultivo. Sendo a Mesopotâmia não de um povo só, e sim de um conjunto de povos, os mais conhecidos entre eles eram Sumérios, Acádios, Amoritas, Assírios e Caldeus.
Os persas derrotaram as últimas populações que ocuparam a Mesopotâmia em 539 a.C..
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. 

Povos da Mesopotâmia

A arquitetura

Os legados culturais dos povos mesopotâmicos são a arquitetura de seus palácios e templos e o estudo da astronomia e geometria de cada construção. As torres de seus templos serviam como observatório astronômicos. Os templos religiosos foram construídos e pensados nos mínimos detalhes, assim, demonstrando o apreço dos sumérios pelas técnicas arquitetônicas. Ficaram conhecidos também por suas escritas cuneiformes.

Templo/Observatório da Mesopotâmia

Cultura

Eles utilizavam a Astronomia para prever enchentes dos rios e práticas religiosas.
Foram os criadores do código de Hamurábi, era utilizado para manter as ordens nas civilizações, porém havia muita desigualdade entre homens e mulheres.

Placa de Hamurábi, que indica justiça.

Esta pesquisa foi uma breve introdução sobre a Mesopotâmia! Obrigado por acompanhar o nosso trabalho.

Bibliografia

Brainly
Wikipedia
Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário