terça-feira, 8 de junho de 2021

Civilização Asteca - Por Manuela e Isabelly (6º A)


A sociedade asteca

A sociedade asteca era dividida muito rigidamente, uma das pessoas mais importantes era o imperador, acima de todos, porque ele era o representante de todos os deuses.
Logo depois do imperador, vinha a aristocracia, ela era composta pelos sacerdotes, pelos militares e pelos alto funcionários públicos. Na base da sociedade asteca vinham os artesãos, os escravos, os comerciantes e os camponeses, com não muita igualdade.

De onde vieram

Os astecas foram uma das civilizações mais importantes que viveram na América Pré-Colombiana, eles vieram da atual Califórnia e acabaram dominando as tribos que viviam na região.
Ele se fixaram no Vale do México e sua capital era onde hoje é encontrada a Cidade do México.

Como faziam suas economias?

Eles utilizavam a agricultura para suas economias, também para comércio e artesanato, que era intenso.
Para eles crescerem (evoluírem) e aumentarem seus terrenos, foi preciso construir as “chinampas”, elas são ilhas artificiais, e lá tinha o cultivo do milho, um alimento básico, e outras plantasm como feijão, abóbora, cacau, etc.


Destruição do império Asteca


Em 1519, Hernán Cortez, vindo de Cuba, desembarcou na atual Vera Cruz. Alertados sobre a existência de uma grande cidade ao norte, os espanhóis foram para lá.
Em 1521, depois de muita luta, os astecas foram derrotados pelos conquistadores espanhóis. A cidade de Tenochtitlán foi arrasada, os templos destruídos e muitas peças de ouro foram derretidas.
A cidade do México foi construída pelos espanhóis no mesmo lugar onde estava Tenochtitlán, que guarda um dos principais patrimônios culturais referentes, às sociedades pré-colombianas, as ruínas no Templo Maior.

FONTES

https://www.todamateria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário