Mesopotâmia é uma palavra originada do grego que tem o significado de "entre rios". Era situada em um espaço deserto, entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias de hoje, é um território pertencente ao Iraque. Foi ocupada por vários povos, como Sumérios, Acadianos e Babilônicos. Eram povos guerreiros, que expandiram seus domínios por toda a região. Os mesopotâmicos deixaram muitas heranças, como as arquiteturas de seus palácios e templos e o estudo da Astronomia e da Geometria. O Crescente Fértil, onde se localizava a Mesopotâmia, foi uma região que foi habitada por muitos povos da Antiguidade Oriental. O crescente fértil está localizado entre o Egito e a Mesopotâmia e é reconhecido como uma região deserta, mas com rios abundantemente cheios. Foi à beira desses rios que surgiram as primeiras civilizações do Oriente. A proximidade desses povos com os rios fizeram com que todos os chamassem de Civilizações Hidráulicas. Esses rios saciavam a sede das pessoas, serviam como meio de transporte e, o mais importante, serviam para regar suas plantações. Suas margens eram utilizadas para plantio, pois quando o volume das águas baixava, o solo era fértil. E quando os rios subiam, os povos faziam barragens para que a água não faltasse em períodos de seca. A religião teve um papel de destaque. Ao começarem a utilizar a escrita, esses povos registravam seus ritos religiosos. Os Mesopotâmicos eram povos politeístas (que acreditavam em vários deuses) e, além disso, não mediam esforços para fazerem templos e palácios religiosos para seus deuses.
Sumérios
Os sumérios foram os primeiros povos a chegarem à Mesopotâmia e dominaram a região entre 3200 a.C. e 2800 a.C.. Como estavam próximos dos rios, querendo aproveitar da água o máximo possível, melhoraram suas técnicas de agricultura.
Os templos religiosos foram construídos de forma sofisticada, o que demonstra o conhecimento dos sumérios das técnicas arquitetônicas. Eles também usaram a escrita cuneiforme (escrita em forma de cunha e feita em tabletes de barro) para registrar os feitos dos seus soberanos e também os ritos religiosos. O excedente de produção agrícola era aproveitado no comércio com outros povos, como os egípcios e indianos.
Os rios Eufrates e Tigres tiveram suas margens ocupadas por civilizações que se destacaram na Mesopotâmia.
Assírios
Eles dominaram a Mesopotâmia até o ano de 1450 a.C.. Eles dominaram pela crueldade dos exércitos que tinham, eles não poupavam recursos sanguinários contra os outros povos.
Segundo Império Babilônico
Os caldeus criaram o Segundo Império Babilônico, reinado por Nabucodonosor, o império viveu até o
apogeu. Sua maior qualidade foi a sua arquitetura, que causou a criação de obras como a Torre de Babel. Nabucodonosor conquistou a cidade de Jerusalém. Em 534 a.C., os persas, liderados por Ciro II, derrotaram os Babilônicos. Os Jardins Suspensos da Babilônia são investimentos de Nabucodonosor.
Economia da Mesopotâmia
Eles se baseavam na agricultura, por causa do rios que ficam perto da região. Os rios Tigre e Eufrates eram usados para regar as plantações e para transportar as colheitas. O resto que sobrava da produção era vendido para outros povos.
Sociedade da Mesopotâmia
Na sociedade mesopotâmica, não era permitida a mobilidade social. O soberano era chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. A base da pirâmide era composta por camponeses, que trabalhavam no plantio e colheita, já os escravos construíram as obras públicas e os templos.
Cultura da Mesopotâmia
Os mesopotâmicos desenvolveram a astronomia para prever enchentes e vazantes dos rios, bem como para práticas religiosas. Os babilônicos dividiram a hora em 60 min (minutos) e o tempo em 24h (horas). Eles avançaram nas suas técnicas de construção por conta dos palácios, templos e torres.
BIBLIOGRAFIA E IMAGEM
https://m.brasilescola.uol.com.br/historiag/mesopotamia.htm
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6vNLI-mr_523lKYHhO3iqK2jVPrgXXaMCfUVwep7OK27rlSrjKTcmV6tKICjjGevkWD8ZgttxAiwwmwRTytUSDHu5lSuniZ5r9bXodYKfrzq24TsDDR-6lf5YxSIV_LdhlG1c114q8ToA/s1600/mesopotamia.jpg
https://escolaeducacao.com.br/mesopotamia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário