Cidade de Alexandria
História
Fundada por Alexandre Magno, em 332 a.C., Alexandria foi o principal centro cultural do mundo antigo e possui uma das histórias mais completas do Egito. Situada ao norte do país e com mais de quatro milhões de habitantes, Alexandria é o principal porto do Egito e um dos mais importantes do mediterrâneo.
Atualmente, Alexandria é a cidade mais ocidental e cosmopolita do Egito.
Alexandria é uma cidade portuária do Mediterrâneo, no Egito. Durante o período helenístico, abrigou um farol que é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, além de uma famosa biblioteca, reencarnada na ultramoderna Biblioteca Alexandrina, em forma de disco. A cidade também tem marcos greco-romanos, cafés do velho mundo e praias arenosas.
Cultura da Alexandria Antiga
Alexandria foi fundada por Alexandre, O Grande no ano de 332 a. C, lá foi criado o Farol de Alexandria, que ligava a cidade à Grécia, o que tornou a cultura grega mais disseminada. Como capital do Egito e sob o comando dos gregos, Alexandria era uma cidade diversificada, lar de grandes populações de gregos e outras etnias. A cidade também se tornou importante para os cristãos e egípcios como o centro político e cultural do Egito durante a ascensão do cristianismo.
Sob o reinado dos ptolomeus, Alexandria ficou conhecida como o maior repositório de conhecimento o mundo, lar da lendária Biblioteca de Alexandria, que era referência no resguardo da cultura helenística e em seu acervo havia manuscritos de várias partes do mundo. Em seu interior, havia uma universidade que formou nomes importantes, como: Euclides de Alexandria (matemático e autor), Dionísio de Trácia (gramático grego), Arquimedes (físico, matemático e inventor), Herófilo (considerado o primeiro anatomista), Hipácia de Alexandria (cientista), Hiparco (matemático e astrônomo) e Ptolomeu (também astrônomo).
Divisão da sociedade de Alexandria
O antigo Egito era dividido em classes sociais. A primeira era constituída pelos membros da família real. Após, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões.
Enquanto alguns levavam uma vida confortável, outros trabalhavam todas as horas do seu dia.
Curiosidades de Alexandria
Em Alexandria fica uma das sete maravilhas do mundo antigo, o famoso Farol de Alexandria, que foi sede de uma das maiores bibliotecas da Antiguidade.
O palácio Al - Montazah , que já serviu como residência real, destaca-se pelos seus mais de 370 jardins.
Alexandria é bem abastecida também em culinária, os restaurantes mais conhecidos servem especialidades Árabes.
Fontes
Apostila Objetivo Nova Odessa
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/biblioteca-de-alexandria/amp/ https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/biblioteca-de-alexandria https://www.google.com/amp/s/br.memphistours.com/Egito/Guia-de-Viagem/Atracoes-em-Alexandria/wiki/Alexandria/%3fpage=amp
https://brainly.com.br/tarefa/16285490
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional/africa/alexandria-no-egito-uma-das-poucas-cidades-do-mundo-arabe-onde-amistura-entre-o-oriente-e-ocidente-e-bem-acentuada,f708392625237310VgnCLD100000bbcceb0aml
www.historiadomundo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário