segunda-feira, 7 de junho de 2021

Egito Antigo - Paulo Camillo, Luiz Felipe, Felipe e Vitor Coradini (6º A)

A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES CIVILIZAÇÕES QUE SE DESENVOLVERAM NA REGIÃO DO CRESCENTE FÉRTIL. 

O Egito Antigo é localizado na África e é uma civilização dependente de rios (ou seja, o Egito é uma civilização hidráulica). O rio que tornava o Antigo Egito uma civilização hidráulica é chamado de rio Nilo, ele tem um tamanho aproximado de 3650 km de extensão.
Algumas vezes, outros povos tentaram dominar o território egípcio, como os núbios, que habitavam no sul da África, os hicsos, em 1700 a.C., e ainda os persas, em 500 a.C. 
A parte artística e cultural dos povos egípcios estava relacionada a tradições da religião e funerárias. Pouca parte das obras egípcias foram criadas como arte, praticamente quase todas estavam relacionadas a um contexto religioso e político. A sociedade egípcia era caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe social” possuía suas funções perante o Estado, sendo que quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima. A população do Antigo Egito era dividida em classes sociais. A primeira classe social era formada pelos membros da família real. Depois, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões. Os lavradores, operários e servos faziam parte da classe baixa da população.


MUMIFICAÇÃO

Antigamente, era comum ter múmias. Elas eram colocadas em tumbas, e também os órgãos e peles daquelas pessoas eram tiradas das pessoas. Isso acontecia com apenas os ricos. Os corpos eram preservados. Para eles, o faraó era conhecido como um deus. Quem era uma pessoa boa e morria seria trazido de volta à vida. 
Os órgãos eram tirados de dentro das pessoas, pois as decomposições eram mais demoradas. O processo da mumificação era muito demorado, pois as mumificações duravam 70 dias. O sacerdote (embalsamador) começava por retirar o cérebro do morto, com um gancho, por meio das narinas. Depois, faziam um corte no lado esquerdo do corpo, retirando os órgãos, que eram colocados em vasos próprios e guardados no túmulo. Eles acreditavam na vida depois da morte. A múmia era quase sempre o faraó.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAmia

Nenhum comentário:

Postar um comentário