terça-feira, 8 de junho de 2021

Egito Antigo - por Lucas, Henrique e Thiago (6º B)

Vestuário

As roupas egípcias estavam cheias de uma variedade de cores. Adornadas com preciosas gemas e jóias, as modas dos antigos egípcios eram feitas não apenas para a beleza, mas também para o conforto. A moda egípcia foi criada para manter a calma enquanto no deserto quente.
  • Elementos da roupa egípcia
Na Antiguidade, no Egito,o linho era de longe o tecido mais comum. Ajudou as pessoas a se sentirem confortáveis ​​no calor subtropical. O linho é feito a partir da planta de linho, girando as fibras do caule da planta. Fiação, tecelagem e costura eram técnicas muito importantes para todas as sociedades egípcias. Corantes de plantas poderiam ser aplicados em roupas, mas a roupa era geralmente deixada em sua cor natural. A lã era conhecida, mas considerada impura. Apenas os ricos usavam fibras animais, que eram objeto de tabus. Eles eram usados ​​ocasionalmente para sobretudos, mas eram proibidos em templos e santuários.

Camponeses, trabalhadores e outras pessoas de condição modesta muitas vezes não usavam nada, mas o shenti (feito de linho) era usado por todas as pessoas. Os escravos geralmente trabalhavam nus.

O cocar mais comum era o khat ou nemes, um pano listrado usado pelos homens.
  • Faraós
O vestuário real é particularmente bem documentado, assim como as roupas e coroas dos faraós. Os faraós costumavam usar peles de animais, geralmente leopardo ou leão, como sinal de sua posição.
  • Homens
Em cerca de 2130 a.C., durante o Antigo Império, roupas eram simples. Os homens usavam saias enroladas conhecidas como shendyt, que eram cintadas na cintura, às vezes plissadas ou reunidas na frente. Durante esse tempo, as saias dos homens eram curtas. Quando o Império Médio do Egito, 1600 a.C., chegou, a saia foi usada por mais tempo. Então, por volta de 1420 a.C., havia uma túnica leve ou blusa com mangas, bem como uma anágua pregueada.
  • Mulheres
Durante o Antigo, Médio e Novo Reino, as mulheres egípcias antigas usavam principalmente um simples vestido de bainha chamado kalasiris. Roupas femininas no Egito antigo eram mais conservadoras do que roupas masculinas. Os vestidos eram sustentados por uma ou duas tiras e eram usados ​​até o tornozelo, enquanto a borda superior podia ser usada acima ou abaixo dos seios. O comprimento do vestido denotava a classe social do usuário. Beading ou penas também foram usados ​​como um embelezamento no vestido. Sobre o vestido, as mulheres tinham a opção de usar xales, capas ou mantos. O xale era um pedaço de pano de linho fino com cerca de 4 pés de largura por 13 ou 14 metros de comprimento. Isto foi usado principalmente plissado também.
Até meados da Décima Oitava Dinastia, as mulheres usavam um vestido justinho, uma roupa simples que cai logo abaixo dos seios até um pouco acima dos tornozelos, sendo segurada por duas alças de ombro. Nas estátuas, as tiras cobrem os seios, mas, na pintura e no relevo, a mama única retratada de perfil é exposta. O vestido abraça o corpo sem folga. Além disso, quando as mulheres são mostradas em movimento, sentadas ou ajoelhadas, o vestido ainda se agarra ao contorno do corpo como se estivesse elástico. No entanto, as roupas egípcias eram feitas principalmente de linho, que tende a ceder. Vestidos sobreviventes consistem de um corpo feito de um tubo de material costurado de um lado, apoiado não por tiras, mas por um corpete com mangas. Em contraste com vestidos mostrados na arte, tais roupas de linho tendem a ser folgadas, e escondem em vez de revelar o corpo.
  • Crianças
As crianças não usavam roupas até os 6 anos de idade. Uma vez que eles completaram seis anos de idade, eles foram autorizados a usar roupas para protegê-los do calor seco. Um penteado popular entre as crianças era o bloqueio lateral, um comprimento de cabelo não barbeado no lado direito da cabeça. Embora as crianças geralmente não usassem roupas, elas usavam jóias como tornozeleiras, pulseiras, colarinhos e acessórios para o cabelo. Quando eles cresceram, eles usavam os mesmos estilos que seus pais.


Dia a dia dos egípcios

A maior parte da população egípcia morava em pequenas cabanas feitas de junco, madeira e barro. As casas eram construídas nos locais mais elevados, para não serem atingidas pelas inundações. Essas casas, além de fornecer abrigo nas noites frias, protegiam das tempestades de areia. Nas épocas de muito calor, as famílias procuravam locais mais elevados para tomar ar fresco e fugir do mormaço do interior das casas.
A casa dos camponeses era simples, geralmente com uma única divisão e quase sem móveis. Os camponeses possuíam apenas algumas esteiras, alguns utensílios de cozinha e alguns vasos. Como não havia talhares, as pessoas comiam com as mãos.
As casas dos egípcios mais ricos eram confortáveis. Feitas com tijolos de barro secos ao sol, elas eram bem decoradas e mobiliadas. Possuíam camas, mesas, cadeiras, e os bancos tinham assentos de couro ou de palha. Mesmo as casas de alguns artesãos, que não eram ricos, eram bem melhores que as casas dos camponeses.
A alimentação dos egípcios consistia de pão, cebola, alho, favas, lentilhas, rabanetes, pepinos e, às vezes, peixe. Essa alimentação era regada por cerveja não fermentada. Os pobres só comiam carne e frutas nos dias de festas. O vinho só aparecia na mesa dos ricos, que, além dos alimentos citados, consumiam frutas, queijos e carnes de animais domésticos e selvagens.
Em suas atividades de caça e pesca no Nilo, os egípcios navegavam em pequenas e frágeis embarcações feitas de feixes de papiro atados. Os pescadores trabalhavam em grupos e utilizavam enormes redes. Os nobres, porém, pescavam só por diversão, com auxílio de lanças.
Os camponeses e artesãos vestiam-se apenas com um pedaço de tecido, colocado em forma de tanga em volta da cintura. As mulheres usavam uma longa túnica e os meninos geralmente andavam nus. Os ricos usavam trajes mais requintados. Os nobres, por exemplo, usavam um saiote pregueado e suas mulheres, vestidos bordados com contas.
Nas cerimônias, tanto os homens como as mulheres usavam pesadas perucas. Além disso, independentemente de idade ou sexo, os egípcios gostavam de usar imensas joias – tiaras, brincos, colares, anéis, braceletes e pulseiras. Essas joias podiam ser de ouro, prata, pedras semipreciosas, contas de vidro, conchas ou pequenas pedras polidas de cores bonitas.
Os egípcios tinham ainda seus jogos e divertimentos. Os jovens nobres, por exemplo, costumavam sair em carros puxados por cavalos para ir ao rio pescar, apanhar aves ou caçar hipopótamos e crocodilos.
A luta e a natação eram os esportes mais populares. Os barqueiros costumavam formar equipes e fazer competições no rio. Nessas ocasiões iam armados com paus a fim de derrubar seus adversários na água.
Os egípcios apreciavam muito os jogos de tabuleiro. Esses jogos assemelhavam-se aos jogos de xadrez e de damas que conhecemos hoje.
As crianças egípcias também tinham seus jogos e brinquedos. Gostavam muito de dançar, disputar jogos de equipe, e brincar com bonecas e bolas.


Origem

Quando se fala no Egito da Antiguidade, as primeiras coisas que nos vêm à mente são as imagens das grandes pirâmides, as múmias e artefatos dos museus, os templos e a atmosfera de aventura que cerca tudo o que diz respeito ao tempo dos faraós, que a literatura e o cinema nos mostram. No entanto, muito já se sabe a respeito do modo de vida, da estrutura social, da estrutura econômica e da política do Egito faraônico. Mas, muitas vezes, a circulação dessas informações fica restrita ao meio acadêmico ou a umas poucas centenas de pesquisadores dedicados.
A civilização egípcia desenvolveu-se em volta do Rio Nilo, um oásis no meio do deserto do Saara, que ajudou na fixação do homem com a água e solos férteis.
O Egito antigo foi uma das maiores civilização da antiguidade, que surgiu a partir de aldeamentos agrícolas no vale do Rio Nilo, na África em cerca de 4000 a.C.


Civilização

A civilização egípcia se desenvolveu no nordeste da África, em uma região conhecida como Crescente Fértil. Formada por vários povos, entre eles os Hamíticos, os Semitas e os Núbios, a civilização teve seu crescimento fortemente ligado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo
A civilização egípcia foi uma das mais importantes civilizações que se desenvolveram na região do Crescente Fértil


Religião

O povo egípcio era um povo politeísta, ou seja acreditavam em vários deuses. O Faraó era visto como um deus vivo, o que ajudou a controlar os camponeses e de toda a civilização. Os deuses egípcios eram relacionados a algum elemento da natureza como a água, sol entre outros. Os deuses eram representados de três diferentes formas:
  • Antropomórfica: forma humana.
  • Zoomórfica: forma animal.
  • Antropozoomórfica: forma humana e animal ao mesmo tempo.
Entre os principais deuses egípcios estão Hórus, Rá (deus sol), Ísis (deusa da fertilidade), Anúbis (deus dos mortos), Maat (deusa da justiça) e Bastet (deusa dos gatos e da fertilidade)
A crença na vida após a morte e na mumificação
Um dos principais pontos da religião egípcia é a crença na vida após a morte.
Os egípcios acreditavam que a vida na Terra era apenas uma fase que continuaria. Os atos feitos na vida eram muito importantes pois segundo a religião egípcia, quem morria teria seus atos jugados no tribunal dirigido por Osíris. A crença afirmava que o coração seria pesado em uma balança junto com uma pena e o resultado decidiria o acesso ao paraíso.

Sites https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-egito-antigo.htm
https://www.historiadomundo.com.br/egipcia/religiao-egipcia.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-religiao-antigo-egito.htm#:~:text=A%20religi%C3%A3o

Organização social

A sociedade egípcia é marcada por ser extremamente hierárquica, sua organização era bem eficaz, mas, apesar disto, a sua distribuição era muito injusta, na maior parte dos tempos a mobilidade social era quase inexistente
  • Faraó
Este que era visto como um deus vivo, estava no topo da pirâmide social. Ele tinha o papel de comandar toda a civilização.
Seu poder era pouco contrariado pela população, pois, como era visto como um deus, as pessoas tinham medo de ser castigadas.
Os impostos recolhidos do povo eram totalmente dirigidos ao o Faraó e a sua família. Tendo assim uma vida de luxo bem diferente do resto da população
  • Sacerdotes
No Egito Antigo os sacerdotes estavam apenas abaixo dos Faraós na organização social. Esses que eram responsáveis pela religião e por outros cargos na administração do Império Egípcio, tinham alguns privilégios em relação ao resto da população.
  • Escribas 
Os escribas possuíam o conhecimento da escrita hieroglífica, e possuíam bastante prestigio. Os escribas eram responsáveis por registrar todos os acontecimentos e o dia a dia do Faraó.
  • Artesãos, Camponeses e Soldados 
Esses são a parte menos privilegiada da sociedade egípcia. Os seus salários eram muito pequenos em relação ao tamanho de seus trabalhos. E essa é um dos motivos para a sociedade egípcia ser tão injusta.
  • Escravos 
Não tinham direito algum, e normalmente eram obtidos através de guerras que o povo egípcia saia vencedor. Eles trabalhavam muito e ganham praticamente nada. Estes eram tratados com desprezo pela sociedade egípcia.

Sites: https://www.coladaweb.com/historia/sociedade-egipcia
https://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/sacerdotes/

Civilização Inca - por Nicolly, Brendon e Théo (6º B)

Como viviam os Incas

Os Incas cultivavam plantas como milho, abóbora, tomate, amendoim e algodão e lã das lhamas. Foram os primeiros a catar batatas, também criavam porquinhos-da-índia, patos, alpacas e cães. Seu animal de montaria era a lhama, também usada para ajudar no trabalho. Com a lã das lhamas e com o algodão, os Incas faziam tecidos, eles também fabricavam cerâmicas, instrumentos musicais e objetos de metal.
Os Incas construíram suas casas usando pedra e Adobe (argila cozido do sol) as ruínas da cidade de Machu Pichu são famosas pelas edificações sólidas e bem feitas, com o sistema de recolhimento e circulação de água. Tudo foi construído respeitando a incidência solar. O Sol era reverenciado como um Deus. Os incas falavam uma língua denominada Quíchua. Eles não tinham escrita, mas mantinham registros usando um compilado sistema de nós e cordões coloridos chamados quipos.


Alimentação

A alimentação dos Incas consistia em vegetais, pães, bolos e mingaus de cereais e carne. Apesar de ter ser uma variedade de alimento, havia muita diferença entre os alimentos consumidos entre as classes sociais.
A alimentação população mais pobre era baseada em milho e batata e só comia 2 refeições por dia, o prato mais comum era o chuño (batata desidratada) com pimentão, água e sal para servir, ou ensopado de carne seca ou cozida, acompanhadas de batata, pimentão, pimenta e também consumia bastante milho.
A áreas mais ricas e a realeza, não podia faltar carne, tinham muitas iguarias, como: patos selvagens, perdizes da puna(ave), rãs, peixe entre outros, e uma variedade de frutas.
Uma curiosidade é que após se alimentarem toda sobra ou tudo o que eles tivessem tocado, era guardada em um cofre e depois era queimado.

Vestuário

Os homens Incas usavam túnica sem mangas até a altura dos joelhos. As mulheres Incas tinham diversas roupas que a cobriam totalmente, raramente um sandália de couro.
Os mais ricos gostavam muito de usar tecidos caros e elaborados e muitos adornos, como pulseiras de ouro e brincos, e esses adornos quem mais usavam era os homens para demonstrar sua riqueza, e quanto maior fosse o brinco mais importante e rica era a pessoa.

Cultura dos povos Incas
  • Os Incas eram politeístas e acreditavam em vários deuses.
  • Alguns deuses em que os incas acreditavam eram Pachamama e Inti.
  • A cultura inca não morreu com o passar dos anos.
  • O quipo era o instrumento principal usado pelos incas.
  • A divisão de terras no império era de acordo com a quantidade de pessoas na família.
  • As casas não possuíam móveis e eram ocupadas por esteiras e tapetes.
  • Os Incas foram os primeiros a cultivar batatas, há aproximadamente 7.000 anos atrás.
Cultura musical Inca

O instrumento principal dos Incas era a flauta inca, que é feita de bambu. A música Inca era importante para homenagear os deuses e elementos naturais.

Flauta de Inca de Bambu

Fontes

sohistoria.com.br
pt.thpanorama.com
cultura10.org
escola.britannica.com.br
brainly
wikipedia

Egito Antigo - por Gustavo Benitiz, Gustavo Tognetta, Pedro Ricatto e João Vitor (6º A)

R.A.U.


A Águia de Saladino foi uma águia vista em quanto voava pelos habitantes do Egito e ela foi apreciada por causa de ser tão chamativa com sua cor amarelada que brilhava no sol, aí depois de tanta apreciação, decidiram colocar ela como o animal que representasse o Egito.

Link consultado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Águia_de_Saladino

Faraó


Faraó era o rei do Egito, muito adorado pela sua civilização e considerado um deus. Faraó era visto como justo com todos(as) e há muitas homenagens a eles, sendo muito estudados na história.

Link consultado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Faraó

As Tumbas


A tumba era utilizada para "guardar múmias (totens)" e elas passavam pelo procedimento de mumificação:

1- cortavam na região do rim e tiravam todos os órgãos.
2- lavavam dentro dele com água quente e sabão para não deixar nenhum sangramento.
3- a parte do rim era costurada e protegida com anupo.
4- era todo enrolado com anupo dos pés à cabeça.
5- era posto um amuleto nos corpos porque eles achavam que voltaria a vida com esse amuleto adorado pelo sacerdotes.

Link consultado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tutancâmon

Pirâmides


As pirâmides antigamente serviam para abrigar o sarcófago do Faraó, elas tinham armadilhas e obstáculos dificultando a chegada ao sarcófago, isso servia para que não houvesse furto dos pertences do Faraó.
As pirâmides eram feita de calcário, granito, basalto, argamassa e tijolos de barro cozido, cada pedra pesava em torno de 2,5 toneladas e algumas chegavam a pesar até 80 toneladas, elas eram construídas por mãos de obra escrava e o formato delas eram de poliedro, começavam largas e terminavam finas.


Link consultado:
https://www.google.com/search?client=opera-gx&q=de+que+material+foi+feito+as+piramides&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8"oe=UTF-8



As 7 curiosidades sobre o Egito antigo

1) Os faraós eram gordos. 
2) Existia trabalho pago pelas pirâmides. 
3) Domingo era um dia útil.
4) Cerveja era moeda de troca no Egito.
5) Havia punição com morte caso matasse gatos.
6) Os egípcios foram os primeiros a adotar o calendário com 365 dias. 
7) Os egípcios criaram o barco a vela.


Civilização Maia - por Leticia e Paulo Baratella (6º A)

A civilização maia é famosa por causa das suas culturas e seus deuses, afinal, lá havia muitos deuses, exemplo: Tlaloc, Ozomatli,Xolotl e outros. Eles achavam que sacrificando as pessoas, os deuses iriam ficar felizes. No filme O caminho para El Dorado, tem uma parte que mostra o sacrifício de um homem.
Desde os maias até hoje, quase todas típicas as comidas que eles comem são à base de milho, pois tem muitas plantações de milho no México. O milho também era uma coisa religiosa no México, nessa época, pois o milho para os maias tinham um papel fundamental tanto para a alimentação quanto para religião.
Os maias eram povos agrícolas e exportavam alimentos para outros povos. Tinham uma política muito bem organizada e com várias pessoas envolvidas, e também possuíam escravos.
Os maias eram muito espertos, eram muito bons em matemática, eles foram um dos primeiros a criarem o número zero. E também eram muito bons em cozinhar, acho que é por causa das suas especiarias para cozinhar.
As estátuas são uma arte importante para os maias, além de serem muito bonitas, também estão ligadas à política (www.educamaisbrasil.com.br). Tinha um jogo muito conhecido também que eles jogavam que se chama jogo da pelota, funcionava assim, tinha um arco bem grande, esse arco era o gol, bom, o arco era grande, mais ele era lá no alto, você não pode jogar nem com a mão e nem com o braço e uma regra do jogo é que o time que perdia simplesmente era sacrificado a morte, quando usado para ritual.
Em 2012, teve um surto no mundo porque todo mundo achou que era o fim dos tempos, pois acharam um calendário dos maias e que estava escrito até dezembro de 2012, então acharam que em dezembro de 2012 ia ter o apocalipse.
Muitas pessoas se perguntam por que eles são chamados de civilização Pré-Colombiana. Eles são chamados assim porque eles viviam lá antes da chegada do Colombo. Os Astecas, os Maias e os Incas começaram a se formar em 1500 a.C. e o Cristóvão Colombo chegou em 1492, quase 3 mil anos depois.

CURIOSIDADES sobre os Maias

1– OS MAIAS DESENVOLVERAM O CONCEITO DO ZERO MUITO ANTES DOS EUROPEUS
Eles usavam um sistema numérico de base 20 muito mais avançado que o modelo usado na época pelo velho continente, o que os permitiu trabalhar com numerações na escala de centenas de milhões, conseguindo assim grande precisão na matemática e na astronomia.

2– ATÉ ONDE SE SABE, OS MAIAS FORAM A ÚNICA CIVILIZAÇÃO ORIGINÁRIA DA AMÉRICA A DOMINAR UMA ESCRITA CAPAZ DE REPRODUZIR 100% AS PALAVRAS DE SEU IDIOMA
A escrita dos maias era tão eficiente quanto a nossa: em vez de representar símbolos ou situações, sua grafia era capaz de reproduzir sons, permitindo que eles escrevessem qualquer tipo de palavra.
Recentemente se descobriu que os incas dominavam um sistema de escrita por meio de cordas e nós, porém pouco se sabe sobre o assunto ou sua eficiência.

3– OS MAIAS PREVIRAM QUE A RAÇA HUMANA SERÁ DESTRUÍDA PELA PRÓPRIA RAÇA HUMANA
Não sabem dizer quando, mas acreditavam que o homem causará seu próprio declínio. Vendo a situação mundial nos dias atuais, não é difícil acreditar que eles tinham razão.

4– OS MAIAS ESCREVERAM LIVROS
Infelizmente quase todos foram destruídos pelos conquistadores espanhóis, apagando assim milênios de história. Apenas quatro livros (chamados de “codices”) sobreviveram.

5– EXISTE UMA “BÍBLIA” MAIA
O livro se chama Popol Vuh, e foi traduzido para o castelhano pelo Frei Francisco Ximénez em 1701. Acredita-se que o original foi escrito entre 1554 e 1558 por um indígena no idioma nativo, mas usando caracteres latinos. Estes supostos manuscritos nunca foram encontrados.
O Popol Vuh conta a história da criação do mundo e dos humanos segundo a crença maia.

6– OS MAIAS ERAM EXPERTS EM ASTRONOMIA
Segundo pesquisas, os estudos maias já estavam pelo menos 500 anos mais avançados que os de Copérnico. A precisão para descrever a posição do planeta Vênus e das principais estrelas é de dar inveja a qualquer computador moderno.
Isso se deve principalmente ao fato de possuírem um sistema numérico muito eficiente.

(http://mundosemfim.com)


www.coc.com.br\blog\soualuno\historia\civilizacoes-pre-colombianas-quem-foram-os-maias



Civilização Asteca - Por Manuela e Isabelly (6º A)


A sociedade asteca

A sociedade asteca era dividida muito rigidamente, uma das pessoas mais importantes era o imperador, acima de todos, porque ele era o representante de todos os deuses.
Logo depois do imperador, vinha a aristocracia, ela era composta pelos sacerdotes, pelos militares e pelos alto funcionários públicos. Na base da sociedade asteca vinham os artesãos, os escravos, os comerciantes e os camponeses, com não muita igualdade.

De onde vieram

Os astecas foram uma das civilizações mais importantes que viveram na América Pré-Colombiana, eles vieram da atual Califórnia e acabaram dominando as tribos que viviam na região.
Ele se fixaram no Vale do México e sua capital era onde hoje é encontrada a Cidade do México.

Como faziam suas economias?

Eles utilizavam a agricultura para suas economias, também para comércio e artesanato, que era intenso.
Para eles crescerem (evoluírem) e aumentarem seus terrenos, foi preciso construir as “chinampas”, elas são ilhas artificiais, e lá tinha o cultivo do milho, um alimento básico, e outras plantasm como feijão, abóbora, cacau, etc.


Destruição do império Asteca


Em 1519, Hernán Cortez, vindo de Cuba, desembarcou na atual Vera Cruz. Alertados sobre a existência de uma grande cidade ao norte, os espanhóis foram para lá.
Em 1521, depois de muita luta, os astecas foram derrotados pelos conquistadores espanhóis. A cidade de Tenochtitlán foi arrasada, os templos destruídos e muitas peças de ouro foram derretidas.
A cidade do México foi construída pelos espanhóis no mesmo lugar onde estava Tenochtitlán, que guarda um dos principais patrimônios culturais referentes, às sociedades pré-colombianas, as ruínas no Templo Maior.

FONTES

https://www.todamateria.com.br

Egito Antigo - por Raphaele e Bruna (6º B)

Agora, uma coisa muito legal: a história de como foram as primeiras civilizações do Egito... Os primeiros núcleos da civilização egípcia formaram os nomos, que se dividiram em dois reinos: Baixo Egito e alto Egito. O rei do Alto Nilo conseguiu o Baixo Egito e juntou os dois reinos. 
E você sabia que a civilização egípcia começou a partir da mistura de muitos e diferentes povos e culturas? Entre eles, os hamíticos, os semitas e os núbios, que surgiram no Período Paleolítico.
E sabe como eles faziam para economizar? Eles cultivavam trigo, cevada, linho, algodão, legumes, frutas e papiro, planta com a qual faziam um papel de boa qualidade.
Você sabia que a civilização egípcia foi muito importante na região crescente fértil, na África nordeste?

Papiro

Também tem os faraós, que tinham mais condições e mais direitos. Sabe por que as pirâmides foram construídas? Para colocar os faraós depois que eles morriam. Eles eram mumificados, colocavam eles na tumba e ficavam lá os mortos...
Os faraós tinham privilégios a mais do que pessoas, no geral, eles tinham dinheiro, então poderiam comprar o que quisessem, enquanto tinha crianças e adultos passando necessidades e eles não tinham dó, bom, a maioria deles...
Uma coisa legal de se saber  é que as primeiras ocupações do Egito começaram por volta de 4500 a.C..

Faraós


Sabia que os faraós eram tipo um governante, considerados com poderes? Por conta dos supostos poderes, eles poderiam mandar na sociedade daquela época, mas, hoje em dia, graças à modernização, que nos ajudou muito, isso não acontece mais. Hoje em dia o Egito é um lugar comum, cheio de histórias para contar.



Referências

https://www.todamateria.com.br/civilizacao-egipcia/

Mesopotâmia - Ingrid, Julia, Marina e Rafaella (6º B)

O que é Mesopotâmia?

-É uma das primeiras civilizações.
-Surgiu por volta de 5.000 a.C.

Ao longo de mais ou menos 4.500 a.C., habitavam lá vários povos, que são:
  • Sumérios
  • Acádios
  • Amoritas(ou antigos babilônios)
  • Assírios
  • Caldeus(ou novos babilônios)

Localização


-Mesopotâmia significa “entre rios” (meso - potamos).
-Mesopotâmia era a palavra que os gregos utilizavam para indicar as terras entre os rios Tigre e Eufrates.
-A Mesopotâmia está localizada onde atualmente é o Iraque, país do Oriente Médio, do continente Asiático.

Cultura

As culturas mesopotâmicas tiveram destaque no desenvolvimento da escrita com a criação de um sistema de caracteres cuneiformes.
A escultura mesopotâmica era bem simples, contando com imagens sem expressão e uma representação minimalista dos corpos.

Religião

Eram POLITEÍSTAS, ou seja, acreditavam em vários deuses.
Os deuses mais importantes eram:
  • An deus dos céus
  • Enlil deus do ar
  • Enki deus da água e
  • Ninhursag mãe terra
Eles, com suas palavras, criaram o mundo.
Os filhos desses deuses estavam um degrau abaixo, eram semideuses.
Cada um era responsável por uma parte do mundo, tentando seguir o plano de seus pais.

Além desses deuses, havia:
  • Shamash deus do sol e da justiça
  • Sin deusa da lua e
  • Ashtar a deusa do amor e da guerra.
Acreditavam que os deuses estavam muito ocupados e não estavam se importando muito com os homens, por isso, existiam deuses pessoais, que davam orientação para cada pessoa da sua família.
Cada cidade tinha um protetor, e, para eles, construíam um templo em forma de uma pirâmide, chamado ZIGURATE.

Arte

-Faziam esculturas de figuras míticas, como cabeça de humano e corpo de leão, etc.
-Na pintura, usavam cores mais claras e retratavam, normalmente, algum acontecimento.
-Com cerâmica, faziam vasos, potes e esculturas em geral.
-Estátuas eram feitas de cobre, já pulseiras e colares eram feitas com ouro, prata e pedras, com vários estilos diferentes.

 

Arquitetura

 

Passa-se a utilizar tijolos e, com isso ,desaparecem as estruturas de madeira, porém, no plano construtivo, permanece a influência do junco, como nas aberturas das fachadas, algumas casas têm base de pedra, como em Hassuna. 
Os Sumérios das épocas mais remotas utilizavam materiais como junco e argila para suas construções, que não resistiram ao tempo. Por volta do ano 5000 a.C., é construído em Eridu um templo de planta retangular dividido por paredes, onde havia um nicho para uma imagem e um altar para oferenda.

Política e Governo

Era uma monarquia, reis tinham todo o poder, e começaram a passar o trono para seus parentes, formando, assim, uma monarquia hereditária.
O rei era visto como uma pessoa que foi enviada pelos deuses para governar, a vontade de um rei também era a vontade de um deus.
Com o tempo, os homens eram obrigados a trabalhar para o rei, como para construir muralhas, paredes, pirâmides, templos, etc.

Escrita

A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios. Essa escrita é produzida com o auxílio de um objeto em forma de cunha.
A escrita cuneiforme é uma das escritas mais antigas, ela foi criada por volta de 3.500 a.C.. No começo, ela era meio enigmática, mas conforme o tempo, ela foi se tornando mais simples.



Agricultura

A agricultura na Mesopotâmia era baseada nos vales férteis e nas margens dos rios Tigre e Eufrates, com a construção de diques e barragens para regular o regime irregular de cheias.
A agricultura baseada na fertilidade dos vales, que é formado pelo acúmulo de sedimentos que descem da montanha, era comum na região da Alta Mesopotâmia
Já na Baixa Mesopotâmia, a parte mais fértil, as plantações eram realizadas nas margens e regiões próximas dos rios, sendo esta a parte mais economicamente ativa e onde surgiu a maioria dos impérios mesopotâmicos.

Rios

Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates.
Foi pelas margens desses rios que surgiram as primeiras civilizações do Oriente. As civilizações da Mesopotâmia surgiram às margens do rio Tigre e do Eufrates.
Os rios serviam para: saciar a sede das pessoas, meio de transporte e regar a plantação.

Curiosidades

Os rios Tigre e Eufrates nascem no leste da Turquia, atravessam o território do atual Iraque e desembocam no Golfo Pérsico.
A Mesopotâmia é parte de uma região por muitos chamada de Crescente Fértil. O Crescente Fértil compreende os atuais Iraque, Síria, Israel e Egito. Ele tem o formato de um arco que muito lembra uma lua crescente! 
A Mesopotâmia foi habitada por diversas civilizações, entre elas os sumérios, os assírios e os babilônios. Por lá também passaram hebreus, persas, gregos e mongóis.

Sites

https://www.todamateria.com.br/mesopotamia/
https://facilestud.blogspot.com/
https://brainly.com.br/tarefa/4594478
https://trabalhosparaescola.com.br/arquitetura-mesopotamica/
https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/mesopotamia-sociedade-cultura.htm#:~:text=No%20campo%20cient%C3%ADfico%2C%20as%20culturas,um%20sistema%20de%20caracteres%20cuneiformes.&text=No%20terreno%20das%20artes%20e,templos%2C%20mais%20conhecidos%20como%20zigurates
https://www.stoodi.com.br/blog/historia/mesopotamia/#:~:text=A%20religi%C3%A3o%20na%20Mesopot%C3%A2mia,do%20sol%20e%20da%20justi%C3%A7a

Civilização Inca - por Laura (6º A)

 


Os incas eram politeístas (acreditavam em mais de um deus), assim, todos os deuses que os incas acreditavam eram ligados principalmente a elementos da natureza, como sol, a lua, a chuva, etc.
Em síntese, os incas usavam rituais, oferendas e sacrifícios humanos.
A cultura inca é o resultado da fusão de costumes de várias civilizações andinas.
Então, muitos povos se fixaram em um território entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico e se mantiveram longe da população devido às condições geográficas.
Contudo, os incas teriam domesticado o algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã das alpacas, lhamas e outras vicunhas para se vestirem.
Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia cerca de 200 espécies distintas desse grão.
Quantos aos metais, empregavam o ouro, a prata e o cobre em seus adornos e peças usadas em ritos religiosos.

POVOS INCAS

A mais antiga civilização existente nos Andes é a caral (3000 a 1800 a.C.), contemporânea de povos como os egípcios, indianos ou chineses.

Bibliografia

Civilização Maia - por Késia e Isabela (6º A)

A língua oficial deles é a língua maia, o período histórico é a Antiguidade e sua religião era o politeísmo maia, que influenciava o governo de suas cidades e estados.
Os povos maias constituem um conjunto de diversos povos nativos americanos do Sul, México e do Norte da América Central, onde os maias formaram umas das grandes sociedades Pré-Colombianas. Viviam em uma região que corresponde à atual península Iucatã, no México, assim como em Belize e em partes da Guatemala e Honduras na América Central. 

Quem acabou com os maias?

Além da guerra, as cidades e estados da civilização maia sofreram com terremotos e pestes e a decadência também girava em torno da falta de terras para o cultivo.
Os maias foram uma civilização Pré-Colombiana que conseguiu se desenvolver na Mesoamérica, aproximadamente em 1800 a.C.. O auge da civilização maia é conhecido como período clássico e aconteceu entre 250 d.C. e 900 d.C., nesse período, esse povo realizou um grande número de construções, e a população que habitava a região alcançou seu pico.
Os maias eram conhecidos por sua inteligência muito avançada nas matérias de astronomia e matemática.
Na área religiosa, os maias eram politeístas, isso significa que eles acreditavam em vários deuses, eles também faziam sacrifícios humanos, que era uma prática ritualística que eles consideravam muito importante.
Uma parte bem importante dos maias no sacrifício humano era que, eles acreditavam que o sangue humano era fundamental para o funcionamento do universo, então eles faziam sacrifícios para agradar seus deuses e evitar o caos.



Egito Antigo - por Celine e Isabella (6º A)



"O Egito é uma dádiva do Nilo"

A civilização do Antigo Egito existiu há milhares de anos (as primeiras ocupações são de 7000 a.C.), no vale do Rio Nilo. Toda a vida egípcia dependia, de fato, desse rio, que era necessário para a agricultura e o comércio fluvial. De suas margens saía o papiro, planta que usavam para fazer folhas e assim seus registros, a escrita era um sistema de figuras chamado hieróglifos.
O Rio Nilo também tinha grande importância na crença religiosa do povo e as cidades criadas às suas margens organizaram-se em um só Império (que durou aproximadamente 3000 anos), governado por um faraó.

Unificação: por volta de 3200 a.C. Alto Egito, Baixo Egito e Vale dos Reis se unificaram, formando um único império, é o início dos reinados de faraós.

Períodos do Antigo Egito após unificação:

-Antigo Império (séculos XXXII a.C. - XXXIII a.C.)
-Médio Império (séculos XXXIII a.C. - XVI a.C.)
-Novo Império (séculos XVI a.C. - V a.C.)
 
A antiga sociedade egípcia era dividida de uma maneira totalmente desigual:

-Faraó
-Nobres e sacerdotes
-Soldados
-Escribas
-Comerciantes
-Artesãos
-Camponeses
-Escravos

No topo da sociedade tinha o faraó, ele era considerado um deus, por isso era uma monarquia teocrática, ou seja, um governo baseado nas ideias religiosas.
Os egípcios adoravam muitos deuses, eram politeístas e acreditavam na vida após a morte, eles enchiam os túmulos de riquezas, que supostamente os mortos usariam na outra vida. Esse povo preocupava-se tanto com a morte, que criou uma forma de preservar ao máximo o corpo da pessoa morta: a técnica da mumificação.
Os mais pobres não tinham direito a ser enterrados, porém, os mais privilegiados faziam verdadeiros monumentos para sepultar suas famílias e a si próprios quando morressem: as monumentais pirâmides.
As mais famosas são as Pirâmides Gizé, construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) a partir de 2550 a.C.
As moradias também eram símbolo de prestígio social, quanto mais elevada a classe, mais confortável a casa, enfim, outra parte que mostra a desigualdade egípcia.

Bibliografia
http://www.todamateria.com.br/
http://escola.britannica.com.br/


Civilização Asteca - por Nicole, Ana Luiza, Bruno e José (6º B)


VALE DO MÉXICO

A migração ao lago Texcoco teria sido liderada pelo sacerdote Huitzilopochtli, que depois passou a ser considerado um deus por seu povo. A viagem fora realizada para buscar uma terra prometida pelos deuses em função da condição de servidão a que estavam submetidos na região de Aztlan. Os astecas mantiveram o império até 1521, porque, nesse ano, os espanhois conquistaram a sua capital. Esses espanhois foram liderados por Hernán Cortés. Eles chegaram na região asteca em 1519 e começaram o "processo de Conquista e Colonização" no Vale do México.

COMO ERAM FEITAS AS CASAS DOS ASTECAS

As casas astecas comuns eram feitas de uma variedade de materiais. Algumas casas tinham paredes de pedras, enquanto outras tinham bases de pedra e paredes de tijolos.

CALENDÁRIO ASTECA

O calendário asteca é uma de suas invenções mais famosas. Ele foi usado no México durante o período pré-colombiano.

CULINÁRIA ASTECA

A culinária asteca é a culinária do antigo Império Asteca e dos povos Nahua do Vale do México antes do contato com a Europa, em 1519. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas, como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana.

CURIOSIDADE DOS ASTECAS

No século XV, os astecas usavam grãos de cacau como moedas de troca. Acreditavam que o chocolate era um presente do deus Quetzalcoat. Outro alimento bastante utilizado era o cacau, de onde se extraía uma bebida chamada xocoalt, que mais tarde deu origem ao chocolate. A escravidão não era para sempre, eles poderiam comprar a liberdade de volta. Os astecas foram um dos primeiros povos a investir na educação infantil.

BIBLIOGRAFIA USADA

https://www.historiadomundo.com.br/asteca#:~:text=Os%20astecas%20mantiveram%20o%20seu,eram%20governados%20por%20Montezuma%20II
Apostila

MEMES 




Egito Antigo - por Vitória, Hellen, Yasmin e Giulia (6º B)

Cidade de Alexandria

História

Fundada por Alexandre Magno, em 332 a.C., Alexandria foi o principal centro cultural do mundo antigo e possui uma das histórias mais completas do Egito. Situada ao norte do país e com mais de quatro milhões de habitantes, Alexandria é o principal porto do Egito e um dos mais importantes do mediterrâneo.
Atualmente, Alexandria é a cidade mais ocidental e cosmopolita do Egito.
Alexandria é uma cidade portuária do Mediterrâneo, no Egito. Durante o período helenístico, abrigou um farol que é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, além de uma famosa biblioteca, reencarnada na ultramoderna Biblioteca Alexandrina, em forma de disco. A cidade também tem marcos greco-romanos, cafés do velho mundo e praias arenosas. 


Cultura da Alexandria Antiga

Alexandria foi fundada por Alexandre, O Grande no ano de 332 a. C, lá foi criado o Farol de Alexandria, que ligava a cidade à Grécia, o que tornou a cultura grega mais disseminada. Como capital do Egito e sob o comando dos gregos, Alexandria era uma cidade diversificada, lar de grandes populações de gregos e outras etnias. A cidade também se tornou importante para os cristãos e egípcios como o centro político e cultural do Egito durante a ascensão do cristianismo.
Sob o reinado dos ptolomeus, Alexandria ficou conhecida como o maior repositório de conhecimento o mundo, lar da lendária Biblioteca de Alexandria, que era referência no resguardo da cultura helenística e em seu acervo havia manuscritos de várias partes do mundo. Em seu interior, havia uma universidade que formou nomes importantes, como: Euclides de Alexandria (matemático e autor), Dionísio de Trácia (gramático grego), Arquimedes (físico, matemático e inventor), Herófilo (considerado o primeiro anatomista), Hipácia de Alexandria (cientista), Hiparco (matemático e astrônomo) e Ptolomeu (também astrônomo).


Divisão da sociedade de Alexandria

O antigo Egito era dividido em classes sociais. A primeira era constituída pelos membros da família real. Após, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões.
Enquanto alguns levavam uma vida confortável, outros trabalhavam todas as horas do seu dia.


Curiosidades de Alexandria

Em Alexandria fica uma das sete maravilhas do mundo antigo, o famoso Farol de Alexandria, que foi sede de uma das maiores bibliotecas da Antiguidade.
O palácio Al - Montazah , que já serviu como residência real, destaca-se pelos seus mais de 370 jardins.
Alexandria é bem abastecida também em culinária, os restaurantes mais conhecidos servem especialidades Árabes.


Fontes

Apostila Objetivo Nova Odessa
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/biblioteca-de-alexandria/amp/ https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/biblioteca-de-alexandria https://www.google.com/amp/s/br.memphistours.com/Egito/Guia-de-Viagem/Atracoes-em-Alexandria/wiki/Alexandria/%3fpage=amp
https://brainly.com.br/tarefa/16285490
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional/africa/alexandria-no-egito-uma-das-poucas-cidades-do-mundo-arabe-onde-amistura-entre-o-oriente-e-ocidente-e-bem-acentuada,f708392625237310VgnCLD100000bbcceb0aml
www.historiadomundo.com.br

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Mesopotâmia - por Laura, Angelina e Eloisa (6º B)

Mesopotâmia é uma palavra originada do grego que tem o significado de "entre rios". Era situada em um espaço deserto, entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias de hoje, é um território pertencente ao Iraque. Foi ocupada por vários povos, como Sumérios, Acadianos e Babilônicos. Eram povos guerreiros, que expandiram seus domínios por toda a região. Os mesopotâmicos deixaram muitas heranças, como as arquiteturas de seus palácios e templos e o estudo da Astronomia e da Geometria. O Crescente Fértil, onde se localizava a Mesopotâmia, foi uma região que foi habitada por muitos povos da Antiguidade Oriental. O crescente fértil está localizado entre o Egito e a Mesopotâmia e é reconhecido como uma região deserta, mas com rios abundantemente cheios. Foi à beira desses rios que surgiram as primeiras civilizações do Oriente. A proximidade desses povos com os rios fizeram com que todos os chamassem de Civilizações Hidráulicas. Esses rios saciavam a sede das pessoas, serviam como meio de transporte e, o mais importante, serviam para regar suas plantações. Suas margens eram utilizadas para plantio, pois quando o volume das águas baixava, o solo era fértil. E quando os rios subiam, os povos faziam barragens para que a água não faltasse em períodos de seca. A religião teve um papel de destaque. Ao começarem a utilizar a escrita, esses povos registravam seus ritos religiosos. Os Mesopotâmicos eram povos politeístas (que acreditavam em vários deuses) e, além disso, não mediam esforços para fazerem templos e palácios religiosos para seus deuses.

Sumérios

Os sumérios foram os primeiros povos a chegarem à Mesopotâmia e dominaram a região entre 3200 a.C. e 2800 a.C.. Como estavam próximos dos rios, querendo aproveitar da água o máximo possível, melhoraram suas técnicas de agricultura.
Os templos religiosos foram construídos de forma sofisticada, o que demonstra o conhecimento dos sumérios das técnicas arquitetônicas. Eles também usaram a escrita cuneiforme (escrita em forma de cunha e feita em tabletes de barro) para registrar os feitos dos seus soberanos e também os ritos religiosos. O excedente de produção agrícola era aproveitado no comércio com outros povos, como os egípcios e indianos.
Os rios Eufrates e Tigres tiveram suas margens ocupadas por civilizações que se destacaram na Mesopotâmia.

Assírios

Eles dominaram a Mesopotâmia até o ano de 1450 a.C.. Eles dominaram pela crueldade dos exércitos que tinham, eles não poupavam recursos sanguinários contra os outros povos.

Segundo Império Babilônico

Os caldeus criaram o Segundo Império Babilônico, reinado por Nabucodonosor, o império viveu até o
apogeu. Sua maior qualidade foi a sua arquitetura, que causou a criação de obras como a Torre de Babel. Nabucodonosor conquistou a cidade de Jerusalém. Em 534 a.C., os persas, liderados por Ciro II, derrotaram os Babilônicos. Os Jardins Suspensos da Babilônia são investimentos de Nabucodonosor.

Economia da Mesopotâmia

Eles se baseavam na agricultura, por causa do rios que ficam perto da região. Os rios Tigre e Eufrates eram usados para regar as plantações e para transportar as colheitas. O resto que sobrava da produção era vendido para outros povos.

Sociedade da Mesopotâmia

Na sociedade mesopotâmica, não era permitida a mobilidade social. O soberano era chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. A base da pirâmide era composta por camponeses, que trabalhavam no plantio e colheita, já os escravos construíram as obras públicas e os templos.

Cultura da Mesopotâmia

Os mesopotâmicos desenvolveram a astronomia para prever enchentes e vazantes dos rios, bem como para práticas religiosas. Os babilônicos dividiram a hora em 60 min (minutos) e o tempo em 24h (horas). Eles avançaram nas suas técnicas de construção por conta dos palácios, templos e torres.


BIBLIOGRAFIA E IMAGEM

https://m.brasilescola.uol.com.br/historiag/mesopotamia.htm
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6vNLI-mr_523lKYHhO3iqK2jVPrgXXaMCfUVwep7OK27rlSrjKTcmV6tKICjjGevkWD8ZgttxAiwwmwRTytUSDHu5lSuniZ5r9bXodYKfrzq24TsDDR-6lf5YxSIV_LdhlG1c114q8ToA/s1600/mesopotamia.jpg
https://escolaeducacao.com.br/mesopotamia/

Civilização Inca - por Emmanuel, Gustavo Ortolani, Vitor Floriano e Arthur (6º A)


Origens dos Incas

Um pouco antes dos incas ocuparem a região dos Andes, uma outra civilização, conhecida como chavin, já habitava a região por volta de 900 a.C. e 200 a.C. Deste modo, os Incas – que também eram chamados de quéchua – ocuparam a região em meados de 1000 a.C..

Localização

Os incas viviam na América do Sul, o território deles se expandia por cerca de 4.000 km, no local em que hoje é o Peru. Eles foram uma importante civilização Pré-Colombiana que desenvolveu um grande império na região dos Andes. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis no século XVI. Sua arquitetura se constituía de pedras e outros materiais. Eles construíam túneis, aquedutos, casas, entre outros.


Religião

Os Incas eram politeístas e seus deuses eram baseados nos elementos da natureza, como sol, lua, rio e chuva.
Eles faziam rituais e até sacrifícios humanos para seus deuses, esperando algum retorno na natureza. Sua religião continha Inti, o deus do sol, Vacocha, que de acordo com a religião inca era o mestre do mundo, Mama Quilla, a deusa da lua, Pacha Mama, também conhecida como mãe da terra, Mama Sara, a deusa do milho, Wacon, deus maligno e cruel, responsável pela seca na costa do Peru, etc.

Alimentação

Na mesa dos incas, não faltava carne, eles comiam carne de lhama, patos, rãs e peixes. A refeição era começada por frutas, e depois das frutas vinham a iguarias. Também se alimentavam de batatas e milho. O milho era muito importante para eles, e no local conseguiam plantar muito, então eles sempre tinham milho em abundância.

Curiosidades

1-Os incas construíram uma cidade chamada Machu Picchu, que hoje pode ser visitada
2- Os incas viviam na região da Cordilheira dos Andes
3- Os incas eram especialistas em artes com metais preciosos, principalmente com o ouro, que era abundante no local
4- A religião inca era baseada em apenas duas entidades: o bem e o mal.

Fontes

https://conhecimentocientifico.r7
https://escolakids.uol.com.br
https://www.suapesquisa.com
https://www.guiadoscuriosos.com.br/

Egito Antigo - Paulo Camillo, Luiz Felipe, Felipe e Vitor Coradini (6º A)

A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES CIVILIZAÇÕES QUE SE DESENVOLVERAM NA REGIÃO DO CRESCENTE FÉRTIL. 

O Egito Antigo é localizado na África e é uma civilização dependente de rios (ou seja, o Egito é uma civilização hidráulica). O rio que tornava o Antigo Egito uma civilização hidráulica é chamado de rio Nilo, ele tem um tamanho aproximado de 3650 km de extensão.
Algumas vezes, outros povos tentaram dominar o território egípcio, como os núbios, que habitavam no sul da África, os hicsos, em 1700 a.C., e ainda os persas, em 500 a.C. 
A parte artística e cultural dos povos egípcios estava relacionada a tradições da religião e funerárias. Pouca parte das obras egípcias foram criadas como arte, praticamente quase todas estavam relacionadas a um contexto religioso e político. A sociedade egípcia era caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe social” possuía suas funções perante o Estado, sendo que quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima. A população do Antigo Egito era dividida em classes sociais. A primeira classe social era formada pelos membros da família real. Depois, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões. Os lavradores, operários e servos faziam parte da classe baixa da população.


MUMIFICAÇÃO

Antigamente, era comum ter múmias. Elas eram colocadas em tumbas, e também os órgãos e peles daquelas pessoas eram tiradas das pessoas. Isso acontecia com apenas os ricos. Os corpos eram preservados. Para eles, o faraó era conhecido como um deus. Quem era uma pessoa boa e morria seria trazido de volta à vida. 
Os órgãos eram tirados de dentro das pessoas, pois as decomposições eram mais demoradas. O processo da mumificação era muito demorado, pois as mumificações duravam 70 dias. O sacerdote (embalsamador) começava por retirar o cérebro do morto, com um gancho, por meio das narinas. Depois, faziam um corte no lado esquerdo do corpo, retirando os órgãos, que eram colocados em vasos próprios e guardados no túmulo. Eles acreditavam na vida depois da morte. A múmia era quase sempre o faraó.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAmia

domingo, 6 de junho de 2021

Mesopotâmia - por Pedro Henrique, Maria Luiza, Fabio e João Guilherme (6º A)

O que significa?

Conhecida como berço das primeiras civilizações e também pelas diversidades sociais, a Mesopotâmia ficava entre os rios Tigre e Eufrates. O nome tem origem grega e significa "região entre rios", trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos.

Rios da Mesopotâmia

Os povos

Esses eram povos guerreiros e politeístas que expandiam seus domínios por toda a região. Eles disputavam as melhores terras para cultivo. Sendo a Mesopotâmia não de um povo só, e sim de um conjunto de povos, os mais conhecidos entre eles eram Sumérios, Acádios, Amoritas, Assírios e Caldeus.
Os persas derrotaram as últimas populações que ocuparam a Mesopotâmia em 539 a.C..
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. 

Povos da Mesopotâmia

A arquitetura

Os legados culturais dos povos mesopotâmicos são a arquitetura de seus palácios e templos e o estudo da astronomia e geometria de cada construção. As torres de seus templos serviam como observatório astronômicos. Os templos religiosos foram construídos e pensados nos mínimos detalhes, assim, demonstrando o apreço dos sumérios pelas técnicas arquitetônicas. Ficaram conhecidos também por suas escritas cuneiformes.

Templo/Observatório da Mesopotâmia

Cultura

Eles utilizavam a Astronomia para prever enchentes dos rios e práticas religiosas.
Foram os criadores do código de Hamurábi, era utilizado para manter as ordens nas civilizações, porém havia muita desigualdade entre homens e mulheres.

Placa de Hamurábi, que indica justiça.

Esta pesquisa foi uma breve introdução sobre a Mesopotâmia! Obrigado por acompanhar o nosso trabalho.

Bibliografia

Brainly
Wikipedia
Brasil Escola